quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Dinâmicas


ATIVIDADES DE INTEGRAÇÃO:

1) ACRÓSTICO:
Cada um escreve seu nome na vertical em uma folha em branco e cola esta folha nas suas costas.
Todos os participantes devem escrever qualidades que eles acham que o dono do nome tem e que tenha uma letra do nome dele. Ao final, cada um lê e comenta se concorda ou não com as qualidades que lhe deram.
Exemplo:
Alegre
Divertida
Risonha
I
A
N
E
OBJETIVO: favorecer o auto-conhecimento e o conhecimento entre os participantes do grupo. Sugerida para um grupo que irá permanecer junto por certo tempo ou que já está junto há algum tempo.


2) MÚSICA: Boa tarde, boa tarde, boa tarde
Como vai você?
Um sorriso, um abraço, um aperto de mão
Como é bom estar com você!
Em duplas, os participantes cantam a música e fazem os gestos que estão cantando. Quando a música acabar trocar-se de par e faz-se isso até todos terem passado por todos.
OBJETIVO: integrar e proporcionar a oportunidade de trocar afeto.

ATIVIDADE PARA DESENVOLVER A CRIATIVIDADE
1) Uma pessoa vai mostrando objetos diferentes, que não foram vistos pela outra, para que essa crie uma estória utilizando os objetos mostrados.
OBJETIVO: desenvolver a criatividade, a capacidade de se trabalhar com o desconhecido.

ATIVIDADE DE APRESENTAÇÃO
1) Cada pessoa cria uma melodia para cantar o seu nome.
OBJETIVO: desenvolver a musicalidade, a criatividade e desinibir.

2) Cada pessoa escreve seu nome de maneira artística, com materiais didáticos (canetinha, giz de cera, cola colorida, recortes,...) e apresenta-se explicando o porquê de sua arte.
OBJETIVO: desenvolver a criatividade e tornar mais agradável o ato de se apresentar que às vezes é difícil para alguns.


ATIVIDADE PARA DESENVOLVER O TRABALHO EM EQUIPE
1) Amarradas em duplas as pessoas precisam percorrer um caminho cheio de obstáculos sem se soltarem.
OBJETIVO: desenvolver o trabalho em equipe.

2) Uma pessoa guia outra que está de olhos vendados percorrendo um caminho com obstáculos com comandos do tipo: vai para direita, um passo para a esquerda, dois passos de elefante para frente, ...
OBJETIVO: desenvolver a confiança no outro.
3) Cada participante ganha uma bala e precisam abrir e comer a bala usando apenas uma mão.
OBJETIVO: as pessoas precisam descobrir que não conseguem fazer isso sem a ajuda de outra pessoa, então se colocam em duplas e uma abre a bala para a outra e colocar na boca do colega. Desta forma incentivar-se o trabalho em equipe.

ATIVIDADE DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO
1) Os participantes formam um círculo e um sai e tentam de qualquer jeito entrar e os demais não podem deixar isso acontecer.
OBJETIVO: proporcionar a reflexão de que muitas vezes somos fechados em nossos grupos com nossas idéias e que mesmo sem perceber deixamos os outros de fora. à Exclusão
3) Dança da cadeira: Coloca-se a mesma quantidade de cadeiras que o número de participantes. Quando a música parar tirar-se uma cadeira e as pessoas precisam se ajudar dividindo as cadeiras. Faz-se isso até restar apenas uma cadeira e todos juntos sentados nela.
OBJETIVO: proporcionar a reflexão sobre o fato de que nós conseguimos nos ajudar e realizar as atividades propostas quando há boa vontade e que somos capazes de ajudarmo-nos uns aos outros. à Inclusão

ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO DE UM CONTEÚDO
1) Ao som de uma música vai passando um objeto e quando a música pára quem está com o objeto na mão precisa responder uma pergunta que já está pronta sobre o conteúdo que está sendo estudado.
OBJETIVO: propor uma fixação do conteúdo de forma agradável e “aleatória”.

Muito importante, a meu ver, que quando estamos trabalhando com dinâmicas não devemos obrigar, forçar, ninguém a fazer. Devemos respeitar a decisões dos outros e, se, a brincadeira estiver legal ela própria vai se juntar ao grupo.
à Outra coisa: sem aquela brincadeira chata e, que pode traumatizar, de ter que pagar mico. Que tal propor atividade de colaboração e um colega ajudar o outro que não conseguiu.

2 comentários: