quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Dinâmicas (2)



ALGUMAS ATIVIDADES DO LIVRO:

BRINCADEIRAS PARA SALA DE AULA DE ANGELA CRISTINA MUNHOZ MALUF .7 ED- PETRÓPOLIS, RJ: VOZES, 2008.

1. O que é, o que é?

Material: nenhum
Objetivos: Estimular a concentração, a atenção, e o senso de humor.
Formação:Alunos dispostos em círculo, sentados no chão.
Desenvolvimento: Enquanto os alunos , dispostos em círculo, permanecem sentados no chão, um aluno sai da sala por alguns minutos. Os colegas escolhem um objetivo. Não precisa ser um objeto da sala de aula; pode ser qualquer objeto escolhido pelo grupo.O aluno retorna a tentar adivinhar qual é o objetivo escolhido, formulando perguntas aos colegas e recebendo pistas dos mesmos. Por exemplo: o aluno que saiu da sala dirige-se a um dos colegas, perguntando: É grande? Faz barulho? É azul? Os colegas só podem responder sim ou não. Quando o aluno que saiu da sala conseguir adivinhar o objeto, o colega que deu a pista é quem vai se ausente para adivinhar.



2.Chapéu ao alto

Material: Chapéu
Objetivos:Desenvolver agilidade, atenção prontidão de reação e coordenação motora.
Formação:Alunos em círculo.
Desenvolvimento: Um participante comandará a brincadeira. Os alunos obdecem ao comando deste líder que dará ordens, tais como: bater palmas, rir, chorar, girar, coçar a cabeça etc. Em um dado momento ele jogará um chapéu ao alto. Os alunos continuam obedecendo as ordens do líder, enquanto o chapéu não tocar o chão. No instante em que o chapéu cair no chão todos devem parar com os movimentos que estavam executando. Aquele dentre os participantes que continuar com os movimentos sai da brincadeira.



3. Lá vai o caminhão...

Material: Nenhum
Objetivos: Estimular a concentração, atenção, percepção visual e audição.
Formação:Alunos sentados em círculo.
Desenvolvimento: O professor começa o jogo dizendo: Lá vai o caminho carregado de...(nomes de legumes e frutas etc.). Um aluno de cada vez deverá falar uma palavra, que corresponde ao mesmo tipo de produto indicado pelo professor. Por exemplo, o professor diz: Lá vai o caminhão de maças. Os alunos deverão dizer nomes de várias frutas. O aluno que disser uma fruta que já foi nomeada pelo colega, ou falar uma palavra sem sentido , ou demorar a falar a palavra, sai da brincadeira. Assim seguem brincado, alternando entre frutas, legumes, e outras variações.



4. Bobeou, perdeu o lugar

Material: Giz
Objetivos: Estimular a atenção e pronta reação.
Formação:Alunos espalhados pela sala. No chão, desenhando em giz, círculos, triângulos, retângulos e quadrados.
Desenvolvimento: As figuras desenhadas no chão deverão ser em número inferior ao número de alunos. Ao sinal convencionado pelo professor, os alunos correm, livremente, por fora das figuras geométricas demarcadas no chão. A outro sinal do professor cada aluno procura ocupar uma das figuras. O aluno que não conseguir ocupar nenhuma das figuras perde pontos; a brincadeira continua não sendo excluído nenhum aluno decorrer da mesma. Será vencedor aquele que tiver menos pontos perdidos.



5. Irmão encontra irmão

Material: Aparelho de som, CD ou fita cassete.
Objetivos: Estimular a atenção, rapidez de reação, companheirismo e boas atitudes na mudança de situação.
Formação: Alunos em duplas.
Desenvolvimento: Cada um escolhe um irmão ou uma irmã com quem quer dançar. Quando a música começar a tocar, cada um dança próximo do seu irmão. Ao sinal do professor separam-se dele, continuando a dançar livremente, procurando distanciar-se de seu par. A um outro sinal, deverão rapidamente encontrar o irmão, abraçando-se ou comprimentando-se. Os pares que demorarem a achar o irmão ou que, propositalmente, não se distanciarem dele durante a dança, vão saindo da brincadeira. A brincadeira termina quando somente restar um par de irmãos dançando.



ALGUMAS ATIVIDADES DO LIVRO: Continuando a brincadeira de Maria Hermínia S. Guedes

1- Aprendendo a contar

Formação: círculo, todos de mãos dadas.
Desenvolvimento: Dentro do círculo ficará o número de crianças de acordo com o numeral que está sendo trabalhado. Ao sinal, elas deverão fugir do círculo; quando conseguirem , os dois que facilitaram a fuga soltando as mãos, deverão persegui-las e colocá-las novamente dentro do círculo, contando os fugitivos.


2- Conhecendo o “dois”

Formação: turma dispersa pela quadra.
Desenvolvimento: ao sinal do professor. Perceber em si mesmo os dois braços, caminhar pelo espaço disponível e, ao segundo sinal, perceber as duas mãos, continuar caminhando e perceber as duas pernas, os dois pés, os dois olhos, e assim sucessivamente, até que perceba tudo o que há de dois no corpo humano.


3- Boliche da soma

Formação: duas colunas em números iguais de crianças. Na frente de cada uma, co aproximadamente 5cm, garrafas numeradas. Dois juízes em cada boliche.
Materiais:garrafas numeradas e bolas de plástico.
Desenvolvimento: Ao sinal, cada um terá a oportunidade de jogar a bola nas garrafas, arremessando as rasteiras, seguindo a ordem da coluna.
À medida que derrubar as garrafas, irão fazendo a soma das mesmas.
Vitória: para a equipe que fizer a maior soma.
Faltas:
1- Não seguir a ordem da coluna.
2- Não somar corretamente.
3- Jogar a bola por cima sem rastejar.


4- Queda do chapéu matemático

Formação: turma em círculo e um no centro.
Materiais: um chapéu e fichas com números.
Desenvolvimento: a criança do centro jogará o chapéu para cima gritando uma soma, subtração, divisão ou multiplicação. Quem estiver co aficha do resultado pedido, deverá correr para o chapéu antes que ele cai no chão. E assim sucessivamente.
Caso não consiga pegar o chapéu, o do centro continua e diz uma nova operação.


5-Passeando de barco

Formação: turma em círculo.
Desenvolvimento: todos de mãos dadas. O líder dirá: “ Passeando de barco o mar ficou muito agitado, o barco está balançando” ( fazer movimentos ondulantes com os braços de todos), e para não afundar será necessário formar grupos de ....alunos Nesta momento, todos se agrupam de acordo com o número pedido, e quem sobrar ficará afogado, até que se formem novos grupos e eles tentem entrar nos mesmos, retornando para o jogo.


5- Provérbios

Formação:três a quatro equipes, com números iguais de componentes.
Material:cartões com provérbios divididos em partes.
Desenvolvimento: esconder no espaço disponível os cartões com pedaços dos provérbios. Ao sinal do professor, as equipes deverão pegar os cartões e tentar formar o maior número de provérbios possível.
Vencerá a equipe que conseguir formar o maior número de provérbios.
Sugestões de provérbios:
“Quem ri por último ri melhor “; “ Depois da tempestade vem a calmaria”.


6- Organizando as palavras

Formação: três equipes.
Material:cartões com as letras do alfabeto e 3 envelopes.
Desenvolvimento: cada equipe deve escolher uma palavra e colocar, desordenadamente, no envelope de sua equipe. Ao sinal , as equipes trocam seus envelopes e durante um tempo determinado, deverão montar a palavra da equipe adversária.
Vitória:Vencerá a equipe que conseguir montar a palavra primeiro.


7- Alfabeto vivo

Formação: duas equipes.
Materiais: cartões com letras em duas cores diferentes, várias consoantes.e vogais , fita adesiva.
Desenvolvimento: cada equipe deverá escrever uma frase colocando as letras no peito e /ou nas costas de todos, criando uma mensagem para a outra equipe. Ao sinal, uma equipe deverá se apresentar para a outra.


8-Jogo da rima

Formação: círculo e um no centro.
Desenvolvimento:
O aluno do centro deverá falar uma palavra que esteja rimando com a que ele pensou. Cada um da roda citará uma palavra rimando com a que foi dita, até que se acerte a que o do centro pensou, e este poderá substitúi-lo.


8- Trocando as consoantes

Formação: colunas sentados em cadeiras.
Materiais: uma ficha com uma palavra chave com duas sílabas e uma caneta para cada coluna.
Desenvolvimento: ao começas o jogo, no alto da ficha, haverá uma palavra com duas sílabas, logo abaixo o primeiro deverá mudar as consoantes e passar para trás até chegar ao último, não podendo repetir as palavras.
Vitória:Será da equipe que terminar primeiro e não repetir as palavras.

Um comentário:

  1. Excelente matéria e, mais ainda, excelentes atividades para motivar o humor e a interatividade entre as crianças. O riso e bom humor são essenciais e realmente muito importantes, principalmente para saúde. Segundo os médicos, o riso melhora a saúde. Mais fundamental ainda são atividades que estimulam o riso e o bom humor sendo utilizadas como um método pedagógico. Estimular o riso, o bom humor e as brincadeiras entre as crianças é algo saudável e dinâmico. Porém, tudo tem um limite e, cabe ao educador impor o limite para que a criança conheça onde ela deve parar.

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